quinta-feira, 22 de abril de 2010

"Cara, eu botei lá a parada você não está me prejudicando, você está me ajudando, bota lá, baixa a parada."

O texto de BNegão é muito descontraido, muito interessante e informal, ele conta toda a sua trajetória como músico no inicio de carreira, sem gravadora toda a base de duvulgação do seu trabalho foi através da internet.
BNegão desmistifica através do seu texto a questão da pirataria, deixando claro que a "ilegalidade" da pirataria é um discurso da gravadora introjetado nas pessoas, sendo que, este discurso ideológico que é baseado em interesses mercadológicos apenas cria um sentimento de desconforto em algumas pessoas que pensam que se fizerem cópia de alguma obra estão cometendo crime, porém a cultura é um patrimônio da humanidade e precisa ser acessível a todos. É preciso haver incentivo a esta cultura, se estas obras fossem vendidas a preços populacionais todos sairiam ganhando e as pessoas não precisariam fazer cópias. Assim, este discurso das gravadoras precisa ser engavetado porque os direitos autorais e o incentivo a cultura não podem caminhar em sentidos opostos.

Um comentário:

  1. Achei super interessante a sua apreciação sobre prirataria e concordo com o seu posicionamento. É claro que existem muitos e muitos que vendem o trabalho alheio sem ao menos ter esse tipo de consciência, isso eu não considero válido. Mas é propagar idéias como essa, pois o nosso foco deveria ser sempre a democratização cultural e não a subordinação. A acessibilidade é fundamental em qualquer circunstância, mas essas idéias provenientes não só das gravadoras, como tbm de outros meios seguem uma política mantenedora da estratificação social-econõmica-política e profissional.

    Ps.: Responda comentando nos meus blogs!!!

    priscilladamata.blogspot.com
    faculpedagogia.blogspot.com
    ivanasimplesmente.blogspot.com
    belezamagreza.blospot.com

    ResponderExcluir