segunda-feira, 26 de abril de 2010

Guia teórico do alfabetizador . (Miriam Lemle)

Miriam Lemle é professora de linguística da universidade Federal do Rio de Janeiro e em seu livro guia teórico do alfabetizador ela traça dentre outras coisas as capacidades necessárias para a alfabetização. Segundo ela a primeira coisa que a criança deve entender é a idéia de simbólo, pois quando ela não consegue compreender o que é uma relação simbólica entre dois objetos ela não consegue aprender a ler e para esta criança se apropriar deste saber o educador pode trazer para a escola exemplos de simbólos como : escudos de países, sinais de trânsito, gestos da língua de sinais, manuais de surdos-mudos, simbólos religiosos e etc.
A segunda coisa que a criança deve saber é discriminar as formas das letras e isto pode ser trabalhado em sala através de exércicios de desenho de pequenas formas: círculos, traços, cruzes, quadrados, ângulos, curvas e etc.
O terceiro é a discriminação dos sons da fala que pode ser trabalhado apartir de listas de palavras que começam com o mesmo som, de palavras que rimam, rimas perfeitas e rimas imperfeitas, de canções que apresentam repetições de sílabas e até mesmo imitar sotaques.
O quarto é a consciência da unidade da palavra. Assim, dizer o nome dos objetos que estão à vista, aprender palavras novas como: partes do corpo, termos de parentesco, profissões, bichos, plantas, frutas etc. pode ajudar bastante, assim como localizar a mesma palavra colocada em duas posicões diferentes, em duas sentenças diferentes e até mesmo contar palavras.
O quinto é a organização da página escrita, brincar de ler, colocar pequenos textos na pedra, memorizá-las e recitá-las, apontando para as palavras correspondentes à medida que a recitação vai prosseguindo também pode trazer muitos benefícios. os textos podem ser escritos pelos próprios alunos ou podem ser escolhidos textos familiares na cultura local como provérbios, ditados, refrãos, tudo isto fará com que a leitura seja sentida como algo normal da vida da criança.

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